QUAL A COMPOSIÇÃO DAS TAXAS DE CONDOMÍNIO?

Versão para impressãoVersão para impressãoEnviar por emailEnviar por email

QUAL A COMPOSIÇÃO DAS TAXAS DE CONDOMÍNIO?

Se você vive em um condomínio, possivelmente já ouviu o termo taxa condominial. A taxa condominial é uma obrigação imposta a todos os coproprietários — também chamados de condôminos — que habitam em um residencial, e tem a função de cobrir as despesas do condomínio. As taxas de condomínio são previstas em contrato no momento da locação do imóvel e se dividem em despesas ordinárias e extraordinárias.

Você compreende a diferença entre esses tipos de taxas? Saiba qual a composição das taxas de condomínio! Aprenda tudo isso com o nosso artigo de hoje!

As taxas ordinárias

Como dito, as taxas do condomínio se dividem entre ordinárias e extraordinárias. O primeiro tipo trata-se dos valores aprovados nas Assembleias Gerais Ordinárias (AGO), e seu objetivo e cobrir as despesas necessárias à administração do condomínio como um todo. Nas taxas ordinárias estão incluídas as verbas para manutenção geral e para cobrir demais despesas comuns. Nas taxas ordinárias se incluem:

Salários de funcionários

Os porteiros, funcionários da limpeza e demais profissionais que atuam dentro do condomínio são pagos com a verba das taxas condominiais ordinárias. Esses trabalhadores atuam de maneira a beneficiar todos os moradores do prédio, e por isso o seu pagamento deve ser dividido entre todos os condôminos.

Direitos trabalhistas e encargos sociais

Juntamente dos salários, também são divididas entre todos os moradores do prédio (residencial) as despesas com direitos trabalhistas e encargos sociais dos empregados.

Energia , água, Internet, gás e esgoto

Água, gás e eletricidade coletivos são pagos como taxas ordinárias nos condomínios onde não há a individualização desses recursos, em especial nos prédios antigos, que costumam não contar com medidores de gasto individuais. Hoje, já é possível individualizar os medidores mesmo nos prédios mais velhos, mas caso o limite de gastos mensal seja excedido, o morador virá a pagar taxas extras ao condomínio.

O consumo da água, da energia e do esgoto nas áreas comuns do residencial também é dividido entre todos os moradores — por exemplo, a força elétrica gasta pelas lâmpadas que iluminam a guaritas e outros .

As taxas extraordinárias

Diferente das taxas ordinárias, as extraordinárias são as surgidas após as despesas aprovadas pelas Assembleias Gerais Ordinárias. Os gastos que compõem as taxas de condomínio extraordinárias são aqueles que vão exceder o valor condominial por alguma razão. Alguns exemplos de gastos extraordinários são:

Reformas nas áreas comuns

As áreas comuns do condomínio são aquelas das quais todos os moradores podem desfrutar — como os corredores, garagem, quadras, etc. Se alguma reforma acontece fora dos apartamentos, nas áreas comuns, o gasto deve ser dividido entre todos moradores, compondo uma despesa extraordinária, normalmente não prevista no contrato.

Entram nesta categoria, por exemplo, uma troca de piso no prédio, lampadas ou melhorias e reparos não previstos anteriormente, além de construção de quadras, campos, pintura externa, conserto de grandes vazamentos, impermeabilizações, reforma nos equipamentos de telefonia, manutenção para fins de segurança etc.

Construção de piscina, quadras, campo de futebol e parquinho,

A piscina do residencial, o parquinho e outros também é uma área comum que pode ser aproveitada por todos os moradores, e por isso, caso seja decidido construir uma área de lazer com piscina, parquinho, campo de futebol ou quadras nas imediações do condomínio, o gasto será dividido entre todos os moradores.

Agora você entende as diferenças entre as taxas de condomínio ordinárias e extraordinárias e a composição das taxas pagas mensalmente por você no seu condomínio! Gostou das dicas de hoje? Já conhecia a composição das taxas condominiais? 

 

Fonte:http://blog.acolweb.com.br/qual-a-composicao-das-taxas-de-condominio/? utm_campaign=chamada_para_blog_1204&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.